Sáb. Abr 19th, 2025

No aguardado Derby du Nord, o Lille OSC recebeu o RC Lens em um confronto crucial para as ambições europeias de ambas as equipes. O Lille conquistou os três pontos, saltando para a quinta posição na tabela (empatado em pontos com o OGC Nice, quarto colocado), graças ao gol de Matias Fernandez-Pardo, que aproveitou um erro do goleiro Matthew Ryan no primeiro tempo.

O Jogo

Devido às lesões de Juma Bah e Jonathan Gradit, o técnico Will Still deu a oportunidade de estreia ao jovem Kyllian Antonio, de 17 anos. A estreia do adolescente começou de forma nervosa quando ele perdeu o controle de um lançamento longo de Lucas Chevalier, permitindo que Matias Fernandez-Pardo roubasse a bola e chutasse apressadamente em direção a Matthew Ryan logo no segundo minuto de jogo.

Este lance talvez tenha influenciado a tomada de decisão do goleiro no minuto 19. Ryan saiu da sua baliza e gritou para Antonio deixar a bola. O goleiro assumiu a posse, mas depois virou-se desajeitadamente em frente ao gol, procurando uma saída. Fernandez-Pardo estava novamente lá para roubar a bola e rematar para a baliza desguarnecida, colocando o Lille na frente.

O Lens abordou este jogo com um plano de jogo de recuar e absorver a pressão. Foi um erro claro, e o Lille controlou o primeiro tempo, dominando a posse de bola, bombardeando a baliza de Ryan com remates e impedindo os seus rivais de sequer tentarem um único remate. O Lens adotou uma abordagem mais proativa nos minutos finais da primeira parte, mas a vantagem estava firmemente nas mãos do Lille.

O Lens só conseguiu incomodar a baliza de Chevalier aos 57 minutos de jogo. André Gomes derrubou Nampalys Mendy fora da área. Neil El Aynaoui avançou para a cobrança do livre e acertou na baliza, mas não conseguiu superar o goleiro do Lille.

O jogo tornou-se mais equilibrado, com duas das melhores defesas da liga (Lille como a segunda melhor e Lens como a terceira) a anularem-se mutuamente durante longos períodos da segunda parte. O Lens impediu os anfitriões de efetuarem mais remates e criou uma série de oportunidades tardias, deixando o Lille feliz por conseguir segurar a sua vantagem.

M’Bala Nzola esteve perto de empatar para a equipe visitante por duas vezes. O atacante aproveitou um lançamento lateral, mas viu um remate especulativo sair ao lado. Poucos minutos depois, o artilheiro do Lens saltou mais alto para cabecear um cruzamento, mas o seu cabeceamento passou por cima da barra. Os visitantes continuaram a pressionar, mas o estrago já estava feito; um erro inicial foi suficiente para decidir o 100º encontro de primeira divisão entre estes dois rivais locais.

Avaliações dos Jogadores do Lille

Lucas Chevalier – 5

Teve muito pouco trabalho durante a maior parte do jogo. Foi um espectador até ao minuto 57. No entanto, desempenhou um papel vital na manutenção da baliza a zeros quando as marés mudaram e o Lens começou a atacar com muito mais propósito.

Ismaily – 6

Substituído por Gabriel Gudmundsson aos 78 minutos.

Aïssa Mandi – 6
Bafodé Diakité – 6
Thomas Meunier – 6
Benjamin André – 6
Ngal’ayel Mukau – 6

Boa atuação do meio-campista, principalmente no primeiro tempo, quando o Lille esteve por cima. Tem um ótimo olho para o passe e uma capacidade brilhante de avançar para a área. Forçou uma grande intervenção de Neil El Aynaoui que podia ter sido perigosa. Tal como a maioria dos jogadores do Lille, o segundo tempo não foi tão bom. Substituído por Nabil Bentaleb aos 78 minutos.

André Gomes – 6

Substituído por Ayyoub Bouaddi aos 78 minutos.

Matias Fernandes-Pardo – 7

O autor do gol foi consistentemente a faísca mais brilhante do ataque do Lille durante o primeiro tempo. Teve algumas oportunidades para aumentar a sua contagem. O segundo tempo foi um pouco menos emocionante para o extremo, pois o Lens tornou-se mais seguro e impediu os anfitriões de registarem mais remates. Substituído por Osame Sahraoui aos 66 minutos.

Jonathan David – 4
Mitchel Bakker – 4

Avaliações dos Jogadores do Lens

Matt Ryan – 4

Fora do lance do gol, o australiano teve uma boa atuação. Fez várias defesas que impediram o Lille de aumentar a sua vantagem no primeiro tempo. No entanto, o erro no gol não pode ser ignorado e foi um erro que custou o jogo ao Lens.

Facundo Medina – 6
Malang Sarr – 6
Kyllian Antonio – 4

Uma avaliação muito difícil de dar ao adolescente. Teve um primeiro tempo terrível, onde pareceu completamente despreparado para o salto para a equipe principal. No entanto, o segundo tempo foi muito mais impressionante. Esteve confortável com a bola e não cometeu mais erros. A capacidade de se recuperar do que poderia ter sido uma estreia de pesadelo é muito agradável de ver. Substituído por Anass Zaroury aos 83 minutos.

Deiver Machado – 5
Nampalys Mendy – 6

Substituído por Andy Diouf aos 63 minutos.

Neil El Aynaoui – 6
Ruben Aguilar – 5

Substituído por Jeremy Agbonifo aos 83 minutos.

Wesley Saïd – 4

Substituído por Adrien Thomasson aos 63 minutos.

M’Bala Nzola – 4

O artilheiro do Lens tem tido dificuldades desde o início do ano, tendo marcado apenas uma vez em 2025. Ele não se impôs realmente no jogo até ao trecho final, mas depois desperdiçou as suas chances. Foi uma grande oportunidade para realmente dar a volta a uma fase difícil da sua época e dar um grande golpe nos maiores rivais do clube.

Florian Sotoca – 4

Substituído por Goduine Koyalipou aos 72 minutos.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post